Boa Noite! Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
 

Notícia

Dia da Indústria: Piauí na rota do desenvolvimento
25/05/2018 11:10

Dia da Indústria

O fortalecimento das empresas e a retomada do crescimento pautam o Dia da Indústria, comemorado hoje, 25 de maio.  Também conhecida como “Setor Secundário” de um país, essa esfera abrange os mais variados tipos de mercado, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. No Piauí, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), atua estrategicamente para alavancar o mercado, com foco em políticas públicas voltadas ao progresso econômico, social e tecnológico, além do comprometimento com a sustentabilidade.

A pasta direciona os trabalhos desenvolvidos em eixos, como a Superintendência de Desenvolvimento Econômico (SDE), que trata da Política Industrial e Agroindustrial (ABDI); melhoria da infraestrutura dos Polos e Distritos Industriais; promoção da Interiorização do Desenvolvimento; infraestrutura – melhoria da mobilidade urbana. No quesito social, tem a estruturação e ampliação dos Arranjos Produtivos Locais – APL; ações e programas de incentivo ao empreendedorismo- Centros de Inclusão Produtiva (CIP), capacitação “Gestão Empreendedora” e “Empreender para Crescer”.

O secretário da pasta, Raimundo Castro, avalia as potencialidades existentes no Piauí e destaca, como exemplo, o Distrito Industrial de Picos. “A reestruturação do Distrito Industrial de Picos é uma importante estratégia de fortalecimento financeiro da cidade e regiões vizinhas. As pessoas interessadas em investir agora possuem um arsenal de condições totalmente viáveis para a construção do negócio. Os terrenos são administrados pela Sedet e os interessados os adquirem ao custo de 5% do real valor da área. É impossível imaginar a sociedade sem o apoio da indústria, atuante em diversos setores da economia”, explica o secretário.

Dia da Indústria

 Instituído por decreto, no governo do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, o Dia da Indústria, 25 de maio, foi criado para homenagear o empresário Roberto Simonsen, considerado o patrono da indústria brasileira. O homenageado era engenheiro e foi proprietário da primeira grande empresa de construção civil brasileira, a Companhia Construtora de Santos. Foi senador, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).




Mais Notícias...

Av. Gil Martins, 1810 - 3º e 4º andares, Ed. Albano Franco
CEP: 64.017-650 - Teresina-Piauí - Fones: (86) 3218-1838 / 3218-1819 - Geral


Criação, Desenvolvimento e Hospedagem