Bom Dia! Sábado, 20 de abril de 2019
 

Notícia

Pedro II: Sedet avalia instalações do CETAM para reabertura em breve
02/04/2019 09:43

visita Cetam

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET), Igor Neri, fez uma visita ao Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (CETAM), localizado na cidade de Pedro II, na última segunda-feira (01/04).  A Superintendência do setor de Ciência e Tecnologia também analisou a estrutura e as principais demandas para que em breve a escola retome suas atividades normais. O local oferecerá cursos gratuitos na área de lapidação mineral, com foco na opala.

De acordo com o secretário Igor Neri, será firmada uma parceria entre a Sedet, Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). “Estamos trabalhando com o objetivo de juntos projetarmos uma escola de referência no trabalho com a opala em Pedro II. Todas as pessoas interessadas em aprender sobre essa área, tão rica e com grande potencial para o desenvolvimento, terão essa chance por meio do CETAM”, afirma Igor Neri.

O Governo do Estado do Piauí autorizou o projeto de continuidade dos cursos de formação ¬com o intuito de qualificar cada vez mais pessoas. “É importante estimular os artesãos do município a criarem seus designs próprios, uma identidade artística e, assim, valorizar a preciosidade da opala. A partir do conhecimento adquirido na escola de formação as pessoas podem despertar para o lado de confecção de joias artesanais, tendo uma profissão”, explica Reinaldo Melo, superintendente do setor de Ciência e Tecnologia da Sedet.
 
A cidade de Pedro II é o local que tem a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, portanto a segunda maior do mundo.  A visita contou com a presença também do Paulo de Tarso, Vice-Presidente da Fiepi e proprietário da empresa Opala Prime.



Mais Notícias...

Av. Gil Martins, 1810 - 3º e 4º andares, Ed. Albano Franco
CEP: 64.017-650 - Teresina-Piauí - Fones: (86) 3218-1838 / 3218-1819 - Geral


Criação, Desenvolvimento e Hospedagem